UFC

Treinador de De Ridder assume responsabilidade por jogar a toalha no UFC Canadá

A luta principal do UFC Canadá, no último sábado (18), terminou de forma inusitada. Em clara desvantagem no placar, Reinier de Ridder – que entrou como favorito para o combate contra Brendan Allen – desistiu de continuar a competir no intervalo entre o quarto e o quinto round. Porém, de acordo com Harun Ozkan, um dos treinadores do grappler holandês, a culpa não pode ser jogada sobre ‘RDR’.

Em um longo pronunciamento por escrito compartilhado no ‘Instagram’ (veja abaixo ou clique aqui), o treinador de De Ridder assumiu a responsabilidade por ter ‘jogado a toalha’, decretando a derrota do pupilo no UFC Canadá. A decisão final teria sido tomada com o intuito de preservar a integridade física do ex-bicampeão do ONE Championship, que vinha sendo dominado pelo rival americano na luta agarrada, sua especialidade, desde o segundo assalto.

“Eu tomei a decisão de parar a luta depois do quarto round. Assumo toda a responsabilidade por essa decisão, e foi a decisão correta a se fazer, para mim, naquele momento. Meu trabalho é treinar, mas também cuidar da saúde do meu lutador. Estou com Reinier basicamente a carreira dele inteira e vi muitos sinais que me fizeram intervir. Se eu não tivesse feito nada, ele teria continuado a lutar. Ao invés de arriscar danos desnecessários, eu decidi encerrar o dia e ir para casa o mais saudável possível. Viver para lutar outro dia”, explicou o treinador.

Confira abaixo o pronunciamento na íntegra:

“Eu normalmente não compartilho coisas pessoas aqui, mas eu sinto que devo uma pequena explicação para todos que têm nos apoiado. Primeiramente, obrigado por todo o apoio que estamos recebendo. Tem sido um ano maluco e ocupado até aqui.

A noite passada (sábado) não aconteceu como queríamos. Depois de um início forte no primeiro round, as coisas rapidamente começaram a enfraquecer e nós não conseguimos nos recuperar dos golpes no segundo round e depois. Eu tomei a decisão de parar a luta depois do quarto round. Assumo toda a responsabilidade por essa decisão, e foi a decisão correta a se fazer, para mim, naquele momento. Era uma decisão que eu queria tomar nunca, mas eu acho que, às vezes, você tem que tomá-la.

Meu trabalho é treinar, mas também cuidar da saúde do meu lutador. Estou com Reinier basicamente a carreira dele inteira e vi muitos sinais que me fizeram intervir. Se eu não tivesse feito nada, ele teria continuado a lutar. Ao invés de arriscar danos desnecessários, eu decidi encerrar o dia e ir para casa o mais saudável possível. Viver para lutar outro dia.

Eu absolutamente não me importo em agradar os outros se isso vem às custas da saúde de alguém. Existe uma linha tênue entre ‘ser durão’ e tomar cuidado com sua saúde. Esse esporte pode ser brutal. Esses caras sacrificam muito de suas vidas dentro e fora do cage – não tem necessidade para excesso de danos se isso puder ser evitado. Muitas pessoas esquecem que eles são humanos também.

Zero desculpas para essa derrota, nós sabíamos onde estávamos indo. Não estamos felizes com essa performance, mas por agora, recuperação primeiro, avaliar algumas coisas e vamos voltar ano que vem. Tem sido um ano incrível no geral e sou grato por todos os altos e baixos na vida.

Orgulhoso de você, meu irmão Reinier de Ridder. Percorremos um longo caminho.”

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Vitor Petrino encara Steven Asplund após troca de adversário no UFC Vegas 114

O brasileiro Vitor Petrino terá um novo desafio pela frente no UFC Vegas 114. Inicialmente…

29/01/2026

Campeão do TUF, Diego Brandão estreia no Karate Combat em fevereiro

Primeiro brasileiro a se sagrar campeão de uma edição internacional do reality show 'The Ultimate…

29/01/2026

Volkanovski abre portas dos penas para possível luta contra Tsarukyan

O campeão peso-pena (66 kg) do UFC, Alexander Volkanovski, abriu as portas da categoria para…

29/01/2026

Oficial! Tyson Fury abandona aposentadoria e retorna ao boxe em abril

Agora é oficial. Como havia sido sugerido previamente, o ex-campeão mundial Tyson Fury vai abandonar…

28/01/2026

Iasmin Lucindo aceita suspensão de nove meses após violar política antidoping do UFC

Em novembro de 2025, surgiu como uma bomba inesperada a notícia de que Iasmin Lucindo…

28/01/2026