UFC

Sem Jon Jones! Dana se rende a Makhachev e o elege como número 1 peso-por-peso do UFC

O debate sobre os critérios do ranking peso-por-peso do Ultimate divide opiniões. Número 1 de forma oficial no site da empresa, Islam Makhachev teve, por muito tempo, seu posto questionado por Dana White, que apontava Jon Jones como merecedor da liderança enquanto o americano estivesse na ativa. Esse panorama mudou drasticamente após a realização do UFC 311, no último sábado (18). Com mais uma defesa de título bem-sucedida do wrestler russo, o presidente do UFC se rendeu ao talento do pupilo de Khabib Nurmagomedov e o elegeu como o melhor lutador da organização, independentemente da categoria de peso.

Durante a coletiva de imprensa pós-show em Los Angeles (EUA), Dana exaltou a coragem de Islam, que aceitou uma troca de adversários de última hora e finalizou Renato Moicano ainda no primeiro round, para se manter no posto de campeão peso-leve (70 kg) da liga. Com o triunfo, o russo se tornou o atleta com mais defesas de cinturão na história da companhia dentro desta divisão de peso, com quatro ao todo, deixando Khabib, B.J Penn e Benson Henderson para trás. O contexto foi suficiente para fazer o presidente do UFC mudar de ideia e dar o braço a torcer para o wrestler do Daguestão.

“Parabéns a ambos. Ao Moicano por vir e aceitar essa luta de última hora. E ao campeão, eu disse isso publicamente, ele falou: ‘Sou o campeão, vou vencer quem estiver na minha frente amanhã, não me importa’. Veio aqui e fez o que se espera dele nessa posição. Ele já está como número 1 do ranking peso-por-peso (do UFC). Sim (agora ele é o primeiro no meu ranking também). Eu dou esse posto para ele. Estão todos felizes agora? (risos)”, declarou o cartola, em conversa com a imprensa.

Makhachev reage ao reconhecimento do patrão

Ainda nos bastidores do evento, Islam foi informado da declaração de Dana. Sorridente, o campeão dos leves não escondeu a satisfação de ser reconhecido de maneira soberana por seu patrão (veja abaixo ou clique aqui). Sem saber o que é perder desde 2015, quando sofreu seu único revés da carreira, Makhachev aumentou ainda mais sua sequência de vitórias dentro do UFC com o triunfo sobre Moicano. Agora já são 15 combates enfileirando rivais e tendo o braço erguido na principal liga de MMA do mundo.

“Agora você sabe, Dana (risos). Agora você sabe (o que significa ser número 1 peso-por-peso). Sinceramente, estou muito feliz. Porque agora ninguém pode dizer nada. Me sinto como o número 1, o melhor lutador do mundo agora”, respondeu Islam.

Além de Makhachev e Jones, que ocupam, respectivamente, a primeira e segunda posição do ranking peso-por-peso do UFC, a listagem conta com a presença de outros grandes astros da empresa. Alex Poatan, campeão meio-pesado (93 kg), surge para completar o pódio, na terceira colocação. Já o top 5 é fechado com Ilia Topuria e Belal Muhammad, donos dos cinturões peso-pena (66 kg) e meio-médio (77 kg), respectivamente.

Matérias Recentes

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Vitor Petrino encara Steven Asplund após troca de adversário no UFC Vegas 114

O brasileiro Vitor Petrino terá um novo desafio pela frente no UFC Vegas 114. Inicialmente…

29/01/2026

Campeão do TUF, Diego Brandão estreia no Karate Combat em fevereiro

Primeiro brasileiro a se sagrar campeão de uma edição internacional do reality show 'The Ultimate…

29/01/2026

Volkanovski abre portas dos penas para possível luta contra Tsarukyan

O campeão peso-pena (66 kg) do UFC, Alexander Volkanovski, abriu as portas da categoria para…

29/01/2026

Oficial! Tyson Fury abandona aposentadoria e retorna ao boxe em abril

Agora é oficial. Como havia sido sugerido previamente, o ex-campeão mundial Tyson Fury vai abandonar…

28/01/2026

Iasmin Lucindo aceita suspensão de nove meses após violar política antidoping do UFC

Em novembro de 2025, surgiu como uma bomba inesperada a notícia de que Iasmin Lucindo…

28/01/2026