UFC

Rivalidade! Adesanya e Dricus du Plessis lideram UFC 305 com raízes africanas em debate

Desde que protagonizaram a primeira encarada com o combate oficializado, no início de julho, Israel Adesanya e Dricus du Plessis deixaram claro – com rostos colados e troca de olhar intensa – que a rivalidade entre os dois possui um tempero especial. Com uma rixa pessoal que envolve raízes africanas em debate, os lutadores terão a oportunidade de tirar o conflito a limpo neste sábado (17), quando lideram o card do UFC 305, em Perth (AUS).

Atual campeão dos pesos-médios (84 kg), Dricus é nascido e até hoje reside na África do Sul e usa isso de artimanha para questionar as raízes africanas de Adesanya, seu desafeto. Nigeriano, o ex-detentor do cinturão da categoria se mudou para Nova Zelândia, onde mora e treina na equipe ‘City Kickboxing’. Sendo assim, como não obtém mais contato com sua cultura local na Nigéria, Izzy é extremamente atacado por Du Plessis sobre o tema.

Irritado com as insinuações, Adesanya admitiu que a rivalidade se tornou uma rixa pessoal e prometeu “torturar” Dricus dentro do octógono. Além disso, o nigeriano afirmou que seu adversário teria vivido uma vida privilegiada na África do Sul e, por conta disso, usa o delicado assunto de forma irônica e como ferramenta de provocação.

Choro na coletiva

O trash talk de Dricus, como esperado, aumentou ainda mais durante a semana da luta. Seu ápice foi visto na coletiva de imprensa do UFC 305, quando o sul-africano arrancou lágrimas de Adesanya com suas provocações com o microfone em mãos. O campeão peso-médio relembrou, de forma irônica, supostos detalhes da infância de Izzy que, claramente incomodado, acabou chorando ao longo da interação – um cena bastante rara nos esportes de combate e que comprova a veracidade dos sentimentos entre os atletas.

Evento na África?

Para colocar ‘lenha na fogueira’ e aproveitar o debate acalorado, Dana White fez uma promessa audaciosa para Dricus: caso o sul-africano vença Adesanya neste sábado, o presidente se dispôs a realizar o primeiro evento da história do Ultimate em continente africano, mais precisamente no país do atual campeão. Com a manobra, o dirigente tenta concretizar um velho desejo da companhia e, de quebra, deixa ambos lutadores ainda mais motivados às vésperas do aguardado combate.

Matérias Recentes

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Vitor Petrino encara Steven Asplund após troca de adversário no UFC Vegas 114

O brasileiro Vitor Petrino terá um novo desafio pela frente no UFC Vegas 114. Inicialmente…

29/01/2026

Campeão do TUF, Diego Brandão estreia no Karate Combat em fevereiro

Primeiro brasileiro a se sagrar campeão de uma edição internacional do reality show 'The Ultimate…

29/01/2026

Volkanovski abre portas dos penas para possível luta contra Tsarukyan

O campeão peso-pena (66 kg) do UFC, Alexander Volkanovski, abriu as portas da categoria para…

29/01/2026

Oficial! Tyson Fury abandona aposentadoria e retorna ao boxe em abril

Agora é oficial. Como havia sido sugerido previamente, o ex-campeão mundial Tyson Fury vai abandonar…

28/01/2026

Iasmin Lucindo aceita suspensão de nove meses após violar política antidoping do UFC

Em novembro de 2025, surgiu como uma bomba inesperada a notícia de que Iasmin Lucindo…

28/01/2026