UFC

Poirier afirma que Gaethje cometeu mesmo erro estratégico que ele contra ‘Do Bronx’

Ao que parece, Dustin Poirier segue traumatizado por conta do revés em sua última aparição pelo UFC. Em dezembro, em Las Vegas (EUA), ‘The Diamond’ enfrentou Charles Oliveira, que era o campeão do peso-leve (70 kg), mas acabou derrotado. Sem lutar desde então, o americano assistiu ao duelo entre ‘Do Bronx’ e Justin Gaethje, em maio, e, ao analisá-lo, enxergou semelhanças na atuação do compatriota com a que apresentou.

Ao participar do programa ‘THE FIGHT’, Poirier afirmou que Gaethje cometeu os mesmos erros que ele na luta contra Charles. ‘The Diamond’ apontou que tanto ele, quanto ‘The Highlight’ deveriam ter atacado o brasileiro no chão e não apresentado tamanho respeito por seu grappling. Vale lembrar que os americanos tiveram bons momentos no duelo com ‘Do Bronx’, aplicaram knockdown no oponente, mas, quando poderiam definir o combate no solo via ground and pound, não ficaram à vontade.

Sendo assim, Poirier lamentou a oportunidade que desperdiçou contra Charles e admitiu que entrou para a luta com a estratégia errada. ‘The Diamond’ e Gaethje foram finalizados por ‘Do Bronx’, mas Dustin ressaltou que poderia ter nocauteado o mesmo se o atacasse no solo, já que, ao contrario de ‘The Highlight’, possui conhecimento no jiu-jitsu. E o último revés do americano foi pesado, porque sofreu a virada no octógono e foi vítima de mais um ‘mata-leão’ em sua segunda tentativa de se tornar campeão linear do peso-leve do UFC.

“Acho que Gaethje deveria ter seguido Charles. Ficado por cima, tentado terminar a luta, descobrir o quão ferido Charles realmente estava. Só há uma maneira de descobrir: você tem que ir lá. Foi a mesma coisa comigo. É claro, você tem que respeitar o jiu-jitsu. Tenho feito jiu-jitsu desde sempre, também sou faixa-preta e treino com os melhores do mundo. Sou confiante e tenho um bom jiu-jitsu, mas apenas respeitei tanto o dele, que não me envolvi. O plano era ficar longe do chão de qualquer maneira e não fazer jiu-jitsu com esse cara. No segundo round, quando acabei deitado de costas e ele estava por cima, tentei me levantar. Não me envolvi ou usei meu jiu-jitsu de forma ofensiva ou defensiva e deveria ter feito isso. Eu deveria ter criado espaço, tentado finalizar e usado isso para criar espaço e voltar”, analisou o lutador.

Dustin Poirier, de 33 anos, é ex-campeão interino do peso-leve do UFC e um dos atletas mais condecorados na história da categoria. No MMA desde 2009 e no Ultimate dois anos depois, ‘The Diamond’ venceu nomes importantes como Anthony Pettis, Bobby Green, Carlos Diego Ferreira, Conor McGregor (duas vezes), Dan Hooker, Eddie Alvarez, Jim Miller, Justin Gaethje e Max Holloway (duas vezes). Atualmente, o americano é o segundo colocado no ranking da divisão e possui um cartel composto por 28 vitórias, sendo 21 pela via rápida, sete derrotas e um ‘no contest’ (luta sem resultado).

Matérias Recentes

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Vitor Petrino encara Steven Asplund após troca de adversário no UFC Vegas 114

O brasileiro Vitor Petrino terá um novo desafio pela frente no UFC Vegas 114. Inicialmente…

29/01/2026

Campeão do TUF, Diego Brandão estreia no Karate Combat em fevereiro

Primeiro brasileiro a se sagrar campeão de uma edição internacional do reality show 'The Ultimate…

29/01/2026

Volkanovski abre portas dos penas para possível luta contra Tsarukyan

O campeão peso-pena (66 kg) do UFC, Alexander Volkanovski, abriu as portas da categoria para…

29/01/2026

Oficial! Tyson Fury abandona aposentadoria e retorna ao boxe em abril

Agora é oficial. Como havia sido sugerido previamente, o ex-campeão mundial Tyson Fury vai abandonar…

28/01/2026

Iasmin Lucindo aceita suspensão de nove meses após violar política antidoping do UFC

Em novembro de 2025, surgiu como uma bomba inesperada a notícia de que Iasmin Lucindo…

28/01/2026