UFC

Jiri Prochazka afirma que Alex Poatan utiliza fator espiritual para lutar no UFC

Neste sábado (29), em Las Vegas (EUA), Jiri Prochazka vai enfrentar Alex Pereira pela segunda vez na carreira e busca vingança e reconquistar o cinturão dos meio-pesados (93 kg) do UFC. É bem verdade que o tcheco não costuma apelar para o ‘trash talk’ antes de suas lutas, mas, próximo da revanche, apimenta a rivalidade com o algoz ao fazer uma afirmação polêmica.

Em entrevista ao site ‘MMA Fighting’, Prochazka aponta que ‘Poatan’ se fortalece no UFC ao apostar no xamanismo, ou seja, um conjunto de práticas ancestrais, cujo objetivo é estabelecer contato com o mundo espiritual. Vale destacar que o brasileiro constantemente expressa orgulho de sua origem indígena.

Não à toa, Alex exalta tal cultura em entrevistas, pintando o rosto e utilizando acessórios tribais na pesagem cerimonial antes de suas lutas. Sendo assim, Prochazka questionou se o brasileiro teria o mesmo sucesso no UFC sem ‘apelar’ para o ‘poder’ da tradição indígena e defendeu que sua abordagem ‘humana’ pode ser mais efetiva.

“Eu vi como ele trabalhou contra Hill e depois da luta. Não quero que soe mal, mas acho que ele acredita muito na ajuda de coisas espirituais e não pode lutar sem isso. Quero manter isso apenas no desempenho esportivo, puro, homem contra homem. Acho que ele não sabe lutar sem isso, porque usa essas coisas o tempo todo. Todos sabem que ele está trabalhando com alguns xamãs de sua cidade e que acredita na ajuda espiritual. Também acredito, mas acredito mais no melhor desempenho aqui e agora. Sem magia. Veremos se Alex ainda trabalha assim, porque tem funcionado”, declarou Jiri.

Registro de Prochazka no MMA

Jiri Prochazka, de 31 anos, protagonizou uma ascensão meteórica no UFC. O tcheco estreou pela companhia em 2020 e se tornou campeão dos meio-pesados em 2022. Pela organização, ‘Denisa’ nocauteou Aleksandar Rakic, Volkan Oezdemir, Dominick Reyes e finalizou Glover Teixeira. No Rizin FF, o lutador também conquistou o cinturão da categoria e nocauteou Bruno Cappelozza, Muhammed ‘King Mo’ Lawal e Vadim Nemkov.

Matérias Recentes

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Vitor Petrino encara Steven Asplund após troca de adversário no UFC Vegas 114

O brasileiro Vitor Petrino terá um novo desafio pela frente no UFC Vegas 114. Inicialmente…

29/01/2026

Campeão do TUF, Diego Brandão estreia no Karate Combat em fevereiro

Primeiro brasileiro a se sagrar campeão de uma edição internacional do reality show 'The Ultimate…

29/01/2026

Volkanovski abre portas dos penas para possível luta contra Tsarukyan

O campeão peso-pena (66 kg) do UFC, Alexander Volkanovski, abriu as portas da categoria para…

29/01/2026

Oficial! Tyson Fury abandona aposentadoria e retorna ao boxe em abril

Agora é oficial. Como havia sido sugerido previamente, o ex-campeão mundial Tyson Fury vai abandonar…

28/01/2026

Iasmin Lucindo aceita suspensão de nove meses após violar política antidoping do UFC

Em novembro de 2025, surgiu como uma bomba inesperada a notícia de que Iasmin Lucindo…

28/01/2026