UFC

Entenda reviravolta que pode fazer de Renato Moicano o novo campeão do UFC

No meio dos esportes de combate, costuma-se dizer que tudo pode mudar de uma hora para a outra, em um curto espaço de tempo. E foi exatamente isso que ocorreu na tarde da última sexta-feira (17). Durante a pesagem oficial do UFC 311, em Los Angeles (EUA), os fãs de MMA foram surpreendidos com a notícia de que Arman Tsarukyan, escalado para disputar a luta principal contra Islam Makhachev, estava fora do show por conta de uma lesão de última hora. Nos bastidores, a alta cúpula da companhia agiu rapidamente e anunciou Renato Moicano como o novo desafiante ao cinturão dos pesos-leves (70 kg). Mas como ocorreu a reviravolta que pode culminar em título para o Brasil?

Número 1 do ranking e então desafiante ao cinturão, Tsarukyan informou ao UFC durante a madrugada de que havia lesionado as costas e que, durante o processo de corte de peso, percebeu que não teria condições de competir contra Makhachev. E a solução para o imbróglio de última hora veio do próprio evento montado pela empresa. Afinal de contas, outros dois confrontos entre pesos-leves haviam sido marcados para a ocasião. Apenas um, porém, envolvia atletas ranqueados e de maior renome: Beneil Dariush vs Renato Moicano.

E para definir qual dos dois receberia uma chance de ouro raríssima, o UFC não precisou pensar muito. Afinal de contas, enquanto Dariush vem de duas derrotas e já cogitou publicamente se aposentar, Moicano chega embalado por quatro triunfos consecutivos no Ultimate e com uma ascensão de popularidade imensurável junto aos fãs. Desta forma, foi informado ao brasileiro a possibilidade antes mesmo da pesagem oficial do evento.

Não à toa, Moicano surgiu com 70,3 kg na balança – limite exigido justamente em disputas de cinturão da categoria. Caso realmente fosse encarar Dariush, Renato poderia pesar até 70,7 kg sem sofrer nenhum tipo de punição. Mas atento ao cenário, o brasileiro não deu sorte ao azar e ficou disponível para a liga, caso fosse necessário. E realmente foi. Ao longo da cerimônia, Dana White comunicou que Tsarukyan havia sido retirado do card e que Moicano herdaria seu posto.

Se o destino sorriu para o brasileiro, o mesmo não pode ser dito para Tsarukyan e Dariush. O primeiro perdeu a chance de disputar o cinturão do UFC pela primeira vez na carreira por conta de uma lesão de última hora, enquanto o segundo ficou sem adversário e também deixou o evento já que Moicano foi realocado para o ‘main event’ da noite. Por ter batido o peso e estar apto para competir, Beneil ao menos deve receber o valor base de sua bolsa de pagamento, mesmo sem entrar em ação neste sábado.

Chance de ouro como recompensa

Ainda que por conta de circunstâncias externas, o ‘title shot’ para Renato Moicano chega como uma espécie de recompensa para a trajetória recente do brasileiro, que venceu seis de suas últimas sete lutas – cinco delas pela via rápida. O destaque do brasileiro, atual 10º colocado no ranking peso-leve, também é notado fora do octógono, com o aumento significativo de sua popularidade entre os fãs nos últimos tempos.

Matérias Recentes

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Vitor Petrino encara Steven Asplund após troca de adversário no UFC Vegas 114

O brasileiro Vitor Petrino terá um novo desafio pela frente no UFC Vegas 114. Inicialmente…

29/01/2026

Campeão do TUF, Diego Brandão estreia no Karate Combat em fevereiro

Primeiro brasileiro a se sagrar campeão de uma edição internacional do reality show 'The Ultimate…

29/01/2026

Volkanovski abre portas dos penas para possível luta contra Tsarukyan

O campeão peso-pena (66 kg) do UFC, Alexander Volkanovski, abriu as portas da categoria para…

29/01/2026

Oficial! Tyson Fury abandona aposentadoria e retorna ao boxe em abril

Agora é oficial. Como havia sido sugerido previamente, o ex-campeão mundial Tyson Fury vai abandonar…

28/01/2026

Iasmin Lucindo aceita suspensão de nove meses após violar política antidoping do UFC

Em novembro de 2025, surgiu como uma bomba inesperada a notícia de que Iasmin Lucindo…

28/01/2026