UFC
Entenda como rivalidade de Carlos Prates e Ian Garry inflamou a luta principal do UFC Kansas
-
-
por
Gaspar Bruno
Neste sábado (26), o card do UFC Kansas City será liderado por um confronto entre dois dos maiores prospectos da divisão dos meio-médios (77 kg): Carlos Prates e Ian Machado Garry. O duelo por si só, do ponto de vista esportivo, já atraía uma atenção considerável de fãs e imprensa, até por servir como a luta principal do show. Entretanto, a rivalidade construída entre o brasileiro e o irlandês não só inflamou a disputa, mas também elevou a magnitude e importância do combate. Entenda todos os detalhes que culminaram na ‘treta’ entre os protagonistas do evento.
A princípio, a rixa foi iniciada justamente após o casamento do embate. Bem ao seu estilo provocador, Ian Garry foi o primeiro a colocar o fator ‘trash talk’ na equação. Disposto a tirar Prates do sério, o irlandês resgatou um vídeo de uma derrota antiga de seu adversário e compartilhou com o mundo. No registro, ‘The Future’ questionou o espírito de lutador do brasileiro que, por sua vez, prometeu responder dentro do octógono com um nocaute.
Duelo de ‘brazucas’?
A alfinetada utilizando uma antiga derrota foi só o primeiro de alguns ataques de Ian direcionados a Carlos. Posteriormente, o atleta europeu declarou que se considera superior ao oponente em todas as áreas do MMA – inclusive a trocação, especialidade de Prates. Não satisfeito, o irlandês usou seu forte vínculo com o Brasil para novamente esquentar a rivalidade, alegando ser “mais brasileiro” do que o striker de Taubaté (SP).
Chute Boxe vs Fighting Nerds
Para além da batalha virtual e verbal protagonizada antes do combate entre os lutadores, o combate também conta com um fator especial – sobretudo para os fãs brasileiros. Afinal de contas, Prates e Garry representam duas das maiores equipes do MMA nacional na atualidade: ‘The Fighting Nerds’ e ‘Chute Boxe Diego Lima’, respectivamente.
Curiosamente, ambas estão localizadas em São Paulo, fator que pode aumentar ainda mais a tensão entre as equipes. De um lado, a ‘Chute Boxe Diego Lima’, um time consolidado há mais tempo no UFC, tem em Charles Do Bronx, ex-campeão peso-leve (70 kg), seu principal expoente. Do outro, com uma geração de ouro formada por Prates, Maurício Ruffy, Caio Borralho e Jean Silva, a ‘Fighting Nerds’ vem roubando a cena, sendo eleita, inclusive, a melhor academia do ano no ‘Oscar do MMA’ em 2024.
Confusão nos bastidores
Um forte indício de que o combate entre Ian Garry e Carlos Prates pode servir como uma faísca para instaurar uma grande rivalidade entre as equipes ocorreu nos bastidores do UFC Kansas City. Momentos após a pesagem, os protagonistas do show se desentenderam após Diego Lima, líder da Chute Boxe, aparentemente trocar farpas com um dos treinadores da Fighting Nerds no corredor do hotel em que foi realizada a cerimônia (veja abaixo ou clique aqui e aqui).
Luta principal
Para além das provocações de ambas as partes, o confronto entre Prates e Garry domina as manchetes durante a semana por se tratar do ‘main event’ do UFC Kansas City. Representantes da nova geração e em ascensão na categoria, o brasileiro e o irlandês medem forças em um embate que pode aproximar o vencedor de uma eventual disputa de título no futuro.
Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.