UFC

‘Durinho’ encara ex-parceiro de treino em busca de feito inédito para o Brasil no UFC

Embalado por seis vitórias seguidas no UFC, Gilbert ‘Durinho’ fará o duelo mais importante de sua carreira neste sábado (13), quando encara o ex-parceiro de treinos Kamaru Usman. Caso vença, o atleta de 34 anos se tornará o primeiro brasileiro a se tornar campeão dos meio-médios (77 kg) da organização, feito que garantiria não apenas seu nome na história, mas consolidaria a hegemonia do país no esporte.

Afinal, em caso de triunfo, Durinho garantiria o quarto cinturão brasileiro no maior show de MMA do mundo, ampliando para dois a diferença para o segundo colocado. Como resultado, a procura pela modalidade deve crescer, o nome do atleta deve ganhar mais destaque e o retorno financeiro não deve demorar a acontecer.

Para isso, porém, é preciso vencer um atleta que o conhece como poucos. Por anos, Usman e Durinho dividiram os tatames nas mesmas academias nos EUA e constantemente se ajudaram em seus treinamentos. Por sinal, em 2020, quando venceu Demian Maia e Tyron Woodley, o brasileiro contou com apoio do campeão em seus treinos.

Em recente entrevista à reportagem da Ag Fight, Durinho ressaltou que ele e Usman não treinavam “à vera” fazia anos. Na verdade, como parceiros de treinos eles costumavam focar na troca de informações e na simulação do estilo dos rivais que cada um enfrentaria a seguir. O brasileiro, porém, garante otimismo para o duelo e promete ter preparado surpresas para o rival.

Por sua vez, Usman luta para ampliar seus próprios feitos e recordes no octógono. Caso vença a terceira defesa de cinturão do UFC, o nigeriano anotará sua 13ª vitória seguida na divisão, ultrapassando assim a marca estipulada pelo canadense Georges St-Pierre em novembro de 2013. A expectativa é tanta que Dana White, presidente do show, afirmou que o campeão, uma vez que tenha seu braço levantado no sábado, pode fazer parte dos nomes apontados na lista dos melhores de todos os tempos.

Matérias Recentes

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Vitor Petrino encara Steven Asplund após troca de adversário no UFC Vegas 114

O brasileiro Vitor Petrino terá um novo desafio pela frente no UFC Vegas 114. Inicialmente…

29/01/2026

Campeão do TUF, Diego Brandão estreia no Karate Combat em fevereiro

Primeiro brasileiro a se sagrar campeão de uma edição internacional do reality show 'The Ultimate…

29/01/2026

Volkanovski abre portas dos penas para possível luta contra Tsarukyan

O campeão peso-pena (66 kg) do UFC, Alexander Volkanovski, abriu as portas da categoria para…

29/01/2026

Oficial! Tyson Fury abandona aposentadoria e retorna ao boxe em abril

Agora é oficial. Como havia sido sugerido previamente, o ex-campeão mundial Tyson Fury vai abandonar…

28/01/2026

Iasmin Lucindo aceita suspensão de nove meses após violar política antidoping do UFC

Em novembro de 2025, surgiu como uma bomba inesperada a notícia de que Iasmin Lucindo…

28/01/2026