UFC

Dana White critica Sonnen por acusar Edwards de trapacear em luta contra Usman

Em seus tempos de lutador, Chael Sonnen ganhou fama e mudou de patamar no MMA por conta de seu ‘trash talk’ agressivo e, ao atuar como comentarista, permaneceu em destaque devido a opiniões polêmicas. A mais recente delas aconteceu após o UFC 278. De acordo com o veterano, Leon Edwards venceu Kamaru Usman e se tornou campeão dos meio-médios (77 kg), em agosto, em Utah (EUA), porque foi beneficiado pelo árbitro. Ao tomar conhecimento da declaração do ‘Bad Guy’, Dana White foi contra o mesmo.

Em seu canal oficial no ‘YouTube’, Sonnen acusou Edwards de trapacear na luta contra Usman. O veterano apontou que ‘Rocky’ fez uso, repetidas vezes, de artifícios que não são permitidos em combate para não ficar por baixo do nigeriano. O ex-lutador foi além e afirmou que o britânico só conseguiu ficar de pé e nocautear ‘The Nigerian Nightmare’, porque o árbitro foi conivente e não o puniu por segurar na grade em mais de uma oportunidade.

Mas, em conversa com os jornalistas após o ‘Contender Series’, programa realizado na última terça-feira (30), Dana discordou veementemente da teoria criada por Sonnen. Segundo o líder do UFC, a luta entre Edwards e Usman não foi polêmica, muitos menos apresentou um desfecho questionável. Tanto que o cartola enalteceu o novo campeão dos meio-médios por se recuperar e virar um confronto que parecia perdido no final do quinto round. E, se o homem de negócios elogia ‘Rocky’ por sua perseverança, o mesmo critica Chael por propagar uma visão infundada do duelo.

“Edwards se tornou campeão com um chute na cabeça. Ele não ganhou por agarrar a grade. Ele foi absolutamente dominado em toda a luta, exceto por alguns minutos no primeiro round. Ele foi absolutamente dominado e é completamente injusto da parte de Sonnen dizer isso. Aquele cara foi até o fundo e acertou literalmente o chute perfeito na cabeça, faltando um minuto para a luta acabar. Eu diria que é bobo, ridículo e absolutamente injusto dizer isso sobre Edwards”, declarou o cartola.

Leon Edwards, de 30 anos, sempre figurou na elite dos meio-médios do UFC e, finalmente, alcançou o topo da categoria. Na maior organização de MMA do mundo desde 2014, o britânico é dono de um registro com 12 vitórias, duas derrotas e um ‘no contest’ (luta sem resultado). Seus principais triunfos foram sobre Albert Tumenov, Donald Cerrone, Gunnar Nelson, Kamaru Usman, Nate Diaz, Rafael dos Anjos e Vicente Luque.

Matérias Recentes

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Vitor Petrino encara Steven Asplund após troca de adversário no UFC Vegas 114

O brasileiro Vitor Petrino terá um novo desafio pela frente no UFC Vegas 114. Inicialmente…

29/01/2026

Campeão do TUF, Diego Brandão estreia no Karate Combat em fevereiro

Primeiro brasileiro a se sagrar campeão de uma edição internacional do reality show 'The Ultimate…

29/01/2026

Volkanovski abre portas dos penas para possível luta contra Tsarukyan

O campeão peso-pena (66 kg) do UFC, Alexander Volkanovski, abriu as portas da categoria para…

29/01/2026

Oficial! Tyson Fury abandona aposentadoria e retorna ao boxe em abril

Agora é oficial. Como havia sido sugerido previamente, o ex-campeão mundial Tyson Fury vai abandonar…

28/01/2026

Iasmin Lucindo aceita suspensão de nove meses após violar política antidoping do UFC

Em novembro de 2025, surgiu como uma bomba inesperada a notícia de que Iasmin Lucindo…

28/01/2026