UFC

Campeão do UFC, Aspinall revela chance de cirurgia nos olhos e deixa futuro em aberto

A luta principal do UFC 321, disputada no fim de outubro, em Abu Dhabi (EAU), foi um verdadeiro balde de água fria para os fãs de MMA. Isso porque, naquela oportunidade, o combate que colocava em jogo o cinturão dos pesos-pesados acabou de forma inusitada e sem resultado, por conta de uma dedada no olho. Mais de um mês após o confronto, Tom Aspinall, alvo do ataque ilegal, ainda sofre as consequências do incidente. Com problemas severos na vista, o campeão inglês pode passar, inclusive, por cirurgias na região e não tem prazo para voltar a competir no octógono mais famoso do mundo.

Seu adversário no episódio e responsável pela dedada nos olhos de Aspinall, Ciryl Gane foi chamado de “trapaceiro” pelo inglês após a luta. Mas talvez nem mesmo o campeão tivesse discernimento da gravidade do seu caso depois do UFC 321. Em recente participação no programa ‘The Ariel Helwani Show’, Tom atualizou sobre seu momento e indicou que tende a ficar um período significativo afastado das atividades de atleta profissional – incluindo os treinos.

“Obviamente eu quero voltar (a lutar) o quanto antes. Esse é o plano. Mas com os olhos, você tem que tomar cuidado. Eles (médicos) realmente não sabem quando eu vou voltar. Ainda não fui liberado nem para treinar ou fazer qualquer coisa. Eles estão falando sobre fazer cirurgia nos dois olhos, sobre injeções. Preciso tomar uma injeção no globo ocular em breve. Então realmente não sei (quando voltarei a lutar)”, explicou Aspinall, atualizando seu estado clínico de momento.

Alvo de críticas

Assim que o resultado foi anunciado, Aspinall conversou com Daniel Cormier no octógono e se incomodou com as vaias que recebia do público presente na arena. Posteriormente, durante a transmissão pós-show da ‘ESPN’ americana, o campeão dos pesos-pesados foi novamente alvo de críticas, desta vez vindas dos ex-lutadores Chael Sonnen e Anthony Smith, que opinaram que o inglês deveria seguir lutando mesmo com a visão afetada, dada a magnitude do confronto.

Em seguida, uma declaração de Dana White piorou ainda mais a reputação de Aspinall junto aos fãs. Após o evento, o presidente do UFC minimizou a situação e afirmou que o inglês não havia sofrido danos significativos na visão. Além disso, o dirigente prometeu marcar a revanche imediata contra Ciryl Gane o quanto antes. A postura pública do chefe não agradou Tom, que acabou sendo alvo de ainda mais questionamentos.

Cinturão interino?

A ideia inicial do UFC era remarcar o duelo entre Gane e Aspinall pelo título linear dos pesos-pesados. Entretanto, caso precise de fato ficar afastado do esporte por um tempo considerável, pode ser que a alta cúpula da entidade cogite a criação de um cinturão interino para não travar a categoria na ausência de Tom. Neste cenário, o striker francês enfrentaria outro rival. Alguns fãs já fazem campanha para que esse adversário seja Alex ‘Poatan’ , atual campeão dos meio-pesados (93 kg) e que já deixou clara sua intenção de se aventurar na divisão até 120 kg.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Vitor Petrino encara Steven Asplund após troca de adversário no UFC Vegas 114

O brasileiro Vitor Petrino terá um novo desafio pela frente no UFC Vegas 114. Inicialmente…

29/01/2026

Campeão do TUF, Diego Brandão estreia no Karate Combat em fevereiro

Primeiro brasileiro a se sagrar campeão de uma edição internacional do reality show 'The Ultimate…

29/01/2026

Volkanovski abre portas dos penas para possível luta contra Tsarukyan

O campeão peso-pena (66 kg) do UFC, Alexander Volkanovski, abriu as portas da categoria para…

29/01/2026

Oficial! Tyson Fury abandona aposentadoria e retorna ao boxe em abril

Agora é oficial. Como havia sido sugerido previamente, o ex-campeão mundial Tyson Fury vai abandonar…

28/01/2026

Iasmin Lucindo aceita suspensão de nove meses após violar política antidoping do UFC

Em novembro de 2025, surgiu como uma bomba inesperada a notícia de que Iasmin Lucindo…

28/01/2026