PFL

PFL suspende Natan e Raush após luta “sem competitividade”; entenda

Amigos de longa data, Natan Schulte e Raush Manfio se enfrentaram no sexto evento da PFL em 2023, realizado na última sexta-feira (23), em Atlanta (EUA), e protagonizaram uma luta que não deixou a organização e parte dos fãs de MMA satisfeitos. Como venceu, Natan conseguiu a pontuação necessária para avançar para a semifinal do GP do peso-leve (70 kg), mas a companhia decidiu punir os brasileiros por julgar o duelo ‘sem competitividade’. Portanto, Schulte está fora do torneio e a dupla está suspensa, ou seja, impedida de atuar pelo restante da temporada. Dessa forma, Shane Burgos substitui o lutador na competição.

Antes da luta acontecer, Natan e Raush, amigos e parceiros de treino na academia ‘American Top Team’, mostraram estar insatisfeitos com tal decisão da PFL. De qualquer forma, os brasileiros deixaram claro que se enfrentariam para valer em uma possível final do GP do peso-leve da organização. Mas, para a infelicidade da dupla, o combate aconteceu ainda na fase de classificação do torneio, valendo uma vaga direta para os playoffs dele.

No cage, Natan e Raush, contrariados com o casamento da luta, de fato, não se envolveram em trocas de golpes intensas. Sendo assim, os brasileiros protagonizaram um duelo sem emoção durante 15 minutos e até foram vaiados por parte do público presente na ‘Overtime Elite Arena’. Após três rounds de pouca ação, Schulte superou Manfio, porém, assim como o amigo, foi eliminado do torneio por conta da punição aplicada pela PFL. Inclusive, não demorou para a empresa tomar tal decisão e a anunciou por meio de um comunicado oficial.

“Na noite passada, Natan Schulte e Raush Manfio não atingiram os padrões que todos os lutadores da PFL concordaram em seguir nas competições. Todos os lutadores em seus acordos de luta com a PFL concordam em usar seus “melhores esforços” e habilidades como profissionais para competir e derrotar qualquer adversário. Ficou muito claro que Natan e Raush não cumpriram esse padrão contratual na luta. A PFL suspendeu imediatamente os dois lutadores da temporada e considerou não pontuar a luta para fins de classificação. A PFL toma esta ação em reconhecimento de sua responsabilidade para com todos os lutadores e fãs da companhia”, informou a liga.

Raush mostra insatisfação

Fora do GP do peso-leve da PFL e agora impedido de atuar pelo restante da temporada, Raush não demorou para se pronunciar. Ao comentar a publicação da Ag. Fight nas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), o brasileiro escancarou seu descontentamento com a decisão tomada pela companhia. Sem titubear, o atleta acusou a organização de prejudicar intencionalmente dois veteranos e antigos vencedores do torneio para privilegiar lutadores mais midiáticos e populares.

“Corrupção na cara dura. Nos suspenderam para beneficiar o preferido deles”, declarou o brasileiro com seu perfil oficial no ‘Instagram’.

Como ficou o GP do peso-leve da PFL?

Sem Natan Schulte e agora com Shane Burgos no torneio, as semifinais estão definidas. Clay Collard luta contra Burgos e Olivier Aubin-Mercier, vencedor do GP da divisão na temporada 2022, enfrenta o brasileiro Bruno Miranda.

Matérias Recentes

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Vitor Petrino encara Steven Asplund após troca de adversário no UFC Vegas 114

O brasileiro Vitor Petrino terá um novo desafio pela frente no UFC Vegas 114. Inicialmente…

29/01/2026

Campeão do TUF, Diego Brandão estreia no Karate Combat em fevereiro

Primeiro brasileiro a se sagrar campeão de uma edição internacional do reality show 'The Ultimate…

29/01/2026

Volkanovski abre portas dos penas para possível luta contra Tsarukyan

O campeão peso-pena (66 kg) do UFC, Alexander Volkanovski, abriu as portas da categoria para…

29/01/2026

Oficial! Tyson Fury abandona aposentadoria e retorna ao boxe em abril

Agora é oficial. Como havia sido sugerido previamente, o ex-campeão mundial Tyson Fury vai abandonar…

28/01/2026

Iasmin Lucindo aceita suspensão de nove meses após violar política antidoping do UFC

Em novembro de 2025, surgiu como uma bomba inesperada a notícia de que Iasmin Lucindo…

28/01/2026