Grappling

Aposentado do MMA, Glover Teixeira vence Anthony Smith em evento de jiu-jitsu

Segunda luta em ordem de importância do UFC Fight Passa Invitational 4, evento de grappling realizado nesta quinta-feira (29) em Las Vegas (EUA), Glover Teixeira vs Anthony Smith representou o reencontro dos astros do MMA agora nas regras do jiu-jitsu sem kimono. E, novamente, a melhor ficou com o atleta brasileiro.

Melhor no jogo de quedas, Glover se posicionou por cima sem muitas dificuldades no primeiro e no terceiro assalto, quando controlou as ações e trabalhou com tentativas de passagem de guarda. O americano, por sua vez, se defendeu bem das investidas na maioria da disputa.

No segundo round, Smith conquistou sua única queda, mas terminou raspado e se viu por baixo novamente, com Glover na montada. Vitória tranquila por pontos do ex-campeão do UFC, que se aposentou do MMA no início do ano. Ao que tudo indica, ele passará a competir em evento de jiu-jitsu e grappling com mais frequência a partir de agora.

Derrota brasileira

Na última disputa da noite, Felipe ‘Preguiça’ encarou o australiano Craig Jones em duelo que colocou frente a frente dois finalizadores donos de guardas plásticas. No entanto, o casamento de estilos gerou um combate travado no qual os atletas tiveram poucos momentos de de brilho. Mais forte e dono das melhores pegadas em pés, o brasileiro não conseguiu traduzir a vantagem física em posições concretas de superiodade. Como resultado, a disputa foi para a prorrogação.

Durante o tempo extra, o equilíbrio voltou a ditar o tirmo do combate e Craig foi declarado vencedor no critério de desempate – se defendeu das tentativas de finalizações mais rapidamernte do que o brasileiro. O resultado representou um banho de água fria para a torcida brasileira, que aguardava ansiosamente pelo resultado que, caso fosse uma vitória, poderia colocar Preguiça novamente em rota de colisão com Gordon Ryan, maior nome da modalide – o brasileiro o venceu em duas ocasiões e foi derrotado em apenas uma oportunidade.

Craig Jones venceu Felipe Preguiça no detalhe – Louis Grasse/ Ag Fight

Imbatível

O gaúcho Nicholas Meregali voltou a mostrar porque é um dos lutadores mais dominantes da atualidade no jiu-jitsu mundial. Diante do veterano Roberto ‘Cyborg’, o parceiro de treinos de Gordon Ryan mostrou defesa implacável e frustrou as tentativas de passagem de guarda do rival durante o tempo regulamentar.

No final dos dez minutos previstos, Nicolas já mostrava superioridade no tatame. Mais inteiro, o campeão do Pan Americano imprimiu o ritmo com uma tentativa de chave de calcanhar e uma raspagem. Já na prorrogação, Nicolas escapou das três tentativas de finalização do rival e, durante o seu momento de atacar, obrigou Cyborg e desistir em uma oportunidade com uma chave de braço.

Com o triunfo, Meregali ampliou sua boa fase também em competições sem kimono. Apontado como o melhor atleta de kimono do mundo na atualidade, o atleta gaúcho agora tenta repetir o sucesso em competições de grappling. A julgar pelo primeiro um ano e meio, seu futuro promete muito!

Matérias Recentes

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Vitor Petrino encara Steven Asplund após troca de adversário no UFC Vegas 114

O brasileiro Vitor Petrino terá um novo desafio pela frente no UFC Vegas 114. Inicialmente…

29/01/2026

Campeão do TUF, Diego Brandão estreia no Karate Combat em fevereiro

Primeiro brasileiro a se sagrar campeão de uma edição internacional do reality show 'The Ultimate…

29/01/2026

Volkanovski abre portas dos penas para possível luta contra Tsarukyan

O campeão peso-pena (66 kg) do UFC, Alexander Volkanovski, abriu as portas da categoria para…

29/01/2026

Oficial! Tyson Fury abandona aposentadoria e retorna ao boxe em abril

Agora é oficial. Como havia sido sugerido previamente, o ex-campeão mundial Tyson Fury vai abandonar…

28/01/2026

Iasmin Lucindo aceita suspensão de nove meses após violar política antidoping do UFC

Em novembro de 2025, surgiu como uma bomba inesperada a notícia de que Iasmin Lucindo…

28/01/2026