Entrevistas

Rafael Macapá celebra volta ao UFC com vitória após travar batalha contra tumor

Depois de ficar afastado dos octógonos por mais de um ano por conta de um problema de saúde, Rafael Estevam brilhou em sua volta à ação no último sábado (15), com uma vitória sobre Jesus Aguilar, pelo card do UFC Vegas 102. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, ‘Macapá’ – como o lutador da equipe ‘Nova União’ é conhecido – celebrou o triunfo e a oportunidade de voltar a competir.

Uma das grandes promessas brasileiras no peso-mosca (57 kg), Rafael Macapá descobriu um tumor na região inguinal após estrear no UFC com uma vitória sobre Charles Johnson, em novembro de 2023. Por sorte, o tumor não era maligno, mas, mesmo assim, o lutador precisou passar por duas cirurgias e outros tratamentos com medicações fortes para se curar.

“Voltei, voltei com vitória, super feliz, espero fazer muito mais esse ano. Estava sentindo falta dessa adrenalina, desse pré-luta que é indescritível, onde você eleva o seu batimento cardíaco, onde nada é igual. Estava sentindo muita falta de poder competir em alto nível. Graças a Deus, eu pude realizar isso hoje. Sigo invicto”, celebrou Rafael.

Mais ativo

Agora, saudável novamente, Rafael Macapá vai em busca de recuperar o tempo perdido. Depois de estrear na temporada 2025 em fevereiro, o peso-mosca brasileiro tem como objetivo ser o mais ativo possível, de preferência com mais dois combates disputados no octógono mais famoso do mundo até o final do ano.

“Preciso manter o leite dos filhos. Tenho que competir mais. Espero fazer mais duas lutas esse ano para eu firmar na organização, ficar firme e ser postulante ao top 5, top 10, que é onde eu mereço ficar”, finalizou.

No MMA profissional desde 2015, Rafael Macapá soma 13 vitórias – sete delas pela via rápida – e nenhuma derrota em seu invicto cartel até o momento. No UFC, o atleta da tradicional equipe ‘Nova União’, a mesma que revelou José Aldo, venceu suas duas primeiras lutas, contra Charles Johnson e Jesus Aguilar.

Matérias Recentes

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Vitor Petrino encara Steven Asplund após troca de adversário no UFC Vegas 114

O brasileiro Vitor Petrino terá um novo desafio pela frente no UFC Vegas 114. Inicialmente…

29/01/2026

Campeão do TUF, Diego Brandão estreia no Karate Combat em fevereiro

Primeiro brasileiro a se sagrar campeão de uma edição internacional do reality show 'The Ultimate…

29/01/2026

Volkanovski abre portas dos penas para possível luta contra Tsarukyan

O campeão peso-pena (66 kg) do UFC, Alexander Volkanovski, abriu as portas da categoria para…

29/01/2026

Oficial! Tyson Fury abandona aposentadoria e retorna ao boxe em abril

Agora é oficial. Como havia sido sugerido previamente, o ex-campeão mundial Tyson Fury vai abandonar…

28/01/2026

Iasmin Lucindo aceita suspensão de nove meses após violar política antidoping do UFC

Em novembro de 2025, surgiu como uma bomba inesperada a notícia de que Iasmin Lucindo…

28/01/2026