Entrevistas

‘Borrachinha’ esclarece bronca com USADA e agradece apoio de Dana White

A importante vitória sobre Luke Rockhold, no co-main event do UFC 278, no último sábado (20), não apagou a irritação de Paulo ‘Borrachinha’ com o episódio ocorrido antes da pesagem oficial do evento, na sexta-feira, envolvendo a USADA (agência antidoping americana). Na ocasião, agentes da entidade responsável por gerir o programa antidoping do Ultimate foram ao quarto do lutador enquanto o mesmo ainda concluía seu corte de peso para testá-lo, através da coleta de sangue, o que desagradou o mineiro e foi motivo de críticas públicas.

Passado o evento, o peso-médio (84 kg) mostrou – em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (clique aqui) – que ainda não digeriu bem o episódio. O lutador criticou o inconveniente causado pela USADA e questionou a capacidade dos dirigentes responsáveis pela entidade de fazer seu trabalho de forma satisfatória.

“Bagunça total. Fizeram uma baixaria danada. Os caras foram lá, no meu quarto, uma mulher e um homem, para tirar o sangue e eu estava enrolado na toalha, suando, perdendo peso. Isso é um desrespeito. Sete da manhã. Eu falei: ‘Como vocês querem tirar o sangue? Eu estou desidratando’. (Eles responderam) ‘Ah, que horas vai ser a pesagem para a gente fazer depois?’. Eu falei: ‘Depois eu vou estar desidratado do mesmo jeito’. Eu não sei se é uma pirraça, não sei se é despreparo de quem mandou, porque o agente não é nem culpado, eu até respeito o agente, tento não ser mal educado. O culpado é quem mandou o agente. Ou essa pessoa está de má intenção, ou essa pessoa está despreparada”, disparou Borrachinha.

A confusão se tornou pública quando, após cumprir seu papel na balança, Borrachinha disparou impropérios à entidade reguladora. Como não poderia ser diferente, o caso chegou aos ouvidos de Dana White, que fez questão de se desculpar pessoalmente com o lutador no palco da pesagem cerimonial, também realizada na sexta-feira. As desculpas do presidente do UFC, que na coletiva de imprensa pós-show garantiu que nenhum atleta passará por essa situação no futuro, foram aceitas pelo mineiro.

“Pediu (desculpa). Eu aceitei, sim, eu acho que não é culpa dele (Dana). Acho que a USADA tem a sua organização, tem o pessoal que decide lá. Então, é isso. Eu aceito (as desculpas). Achei uma atitude muito legal dele”, afirmou Paulo.

Com um físico privilegiado, Paulo Borrachinha sempre foi um dos atletas mais questionados sobre o uso ilegal de drogas de aumento de performance. Isso fez com que o brasileiro fosse um dos lutadores do UFC mais testados pela USADA nos últimos anos, e, até hoje, o peso-médio passou ileso por todos os exames antidoping.

Matérias Recentes

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Vitor Petrino encara Steven Asplund após troca de adversário no UFC Vegas 114

O brasileiro Vitor Petrino terá um novo desafio pela frente no UFC Vegas 114. Inicialmente…

29/01/2026

Campeão do TUF, Diego Brandão estreia no Karate Combat em fevereiro

Primeiro brasileiro a se sagrar campeão de uma edição internacional do reality show 'The Ultimate…

29/01/2026

Volkanovski abre portas dos penas para possível luta contra Tsarukyan

O campeão peso-pena (66 kg) do UFC, Alexander Volkanovski, abriu as portas da categoria para…

29/01/2026

Oficial! Tyson Fury abandona aposentadoria e retorna ao boxe em abril

Agora é oficial. Como havia sido sugerido previamente, o ex-campeão mundial Tyson Fury vai abandonar…

28/01/2026

Iasmin Lucindo aceita suspensão de nove meses após violar política antidoping do UFC

Em novembro de 2025, surgiu como uma bomba inesperada a notícia de que Iasmin Lucindo…

28/01/2026