Boxe

WBC planeja estrear categoria exclusiva para atletas transgêneros no boxe em 2023

A temporada de 2023 pode dar o pontapé inicial no que promete ser um marco histórico para o boxe. Através da figura de seu presidente, Mauricio Sulaiman, o Conselho Mundial de Boxe (WBC) anunciou o plano de inaugurar uma categoria exclusiva para atletas trangêneros competirem na nobre arte.

Em entrevista ao site ‘The Telegraph’, o dirigente falou sobre os detalhes da novidade, inclusive sobre algumas regras de competição. De acordo com Mauricio, não haverá, sob hipótese alguma, a chance de um homem medir forças contra uma mulher no ringue. A regra base da medida diz que os atletas trans só enfrentarão outros atletas trans entre si, além de só lutarem contra os indivíduos que compartilharem o mesmo gênero de nascimento.

“Vamos fazer uma chamada global para os interessados ​​em 2023 e estabeleceremos os protocolos, consultas e muito provavelmente criaremos uma liga e um torneio. É a hora de fazer isso, e estamos fazendo isso por segurança e inclusão. Temos sido os líderes em regras para o boxe feminino – então os perigos de um homem lutando contra uma mulher nunca acontecerão por causa do que vamos implementar.

No boxe, um homem lutando contra uma mulher nunca deve ser aceito independentemente da mudança de gênero. Não deve haver uma área cinzenta em torno disso, e queremos entrar nisso com transparência e decisões corretas. Trangêneros de mulher para homem ou homem para mulher nunca serão permitidos de lutar contra um gênero diferente dos de seus nascimentos.

Estamos criando um conjunto de regras e estruturas para que o boxe transgênero possa acontecer, como eles merecem, se quiserem boxear. Ainda não sabemos os números, mas estamos abrindo um cadastro universal em 2023, para entendermos os boxeadores que estão por aí – e começaremos a partir disso”, declarou o presidente da WBC.

Agora resta saber em que período da temporada a medida sairá do papel e será implementada, de fato. E também se a iniciativa promoverá uma espécie de replicação em outros esportes de combate consagrados, como MMA, jiu-jitsu e kickboxing.

Matérias Recentes

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Vitor Petrino encara Steven Asplund após troca de adversário no UFC Vegas 114

O brasileiro Vitor Petrino terá um novo desafio pela frente no UFC Vegas 114. Inicialmente…

29/01/2026

Campeão do TUF, Diego Brandão estreia no Karate Combat em fevereiro

Primeiro brasileiro a se sagrar campeão de uma edição internacional do reality show 'The Ultimate…

29/01/2026

Volkanovski abre portas dos penas para possível luta contra Tsarukyan

O campeão peso-pena (66 kg) do UFC, Alexander Volkanovski, abriu as portas da categoria para…

29/01/2026

Oficial! Tyson Fury abandona aposentadoria e retorna ao boxe em abril

Agora é oficial. Como havia sido sugerido previamente, o ex-campeão mundial Tyson Fury vai abandonar…

28/01/2026

Iasmin Lucindo aceita suspensão de nove meses após violar política antidoping do UFC

Em novembro de 2025, surgiu como uma bomba inesperada a notícia de que Iasmin Lucindo…

28/01/2026