Entrevistas
Luana Santos comemora feito inédito em vitória no UFC Vegas 106: “A primeira”
-
-
por
Diego Ribas, em Las Vegas (EUA)
Depois de sofrer sua primeira derrota no Ultimate em agosto do ano passado, Luana Santos conseguiu se recuperar no último sábado (17), ao finalizar a compatriota Tainara Lisboa, no card preliminar do UFC Vegas 106. Mais do que apenas retomar o caminho das vitórias, a judoca brasileira entrou para a história do maior evento de MMA do planeta.
Isso porque o golpe que definiu seu triunfo sobre Tainara nunca havia sido aplicado com sucesso por outra mulher no octógono do Ultimate. Sendo assim, Luana se tornou a primeira lutadora do UFC a finalizar uma rival com uma ‘americana’ – fato muito comemorado pela atleta tupiniquim, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight.
“Eu sabia dos pontos fortes da Tainara, sabia da trocação dela… Eu não conseguia ver o jogo de grappling dela me causando algum medo, eu sabia do meu potencial. Desde que casou essa luta, eu falei que eu ia fazer uma luta segura – ainda mais que eu estava vindo de derrota. Vim para fazer uma luta segura, receber meus dois cheques (apresentação + vitória). Eu planejei isso o camp inteiro. Finalizei com uma americana, que ninguém tinha. Foi a primeira, eu nem sabia disso, fiquei muito feliz. Primeira mulher que finaliza com uma americana. Graças a Deus. Estou muito feliz“, exaltou Luana.
Mais um teste no 61
O duelo verde-amarelo contra Tainara Lisboa também marcou o possível início de uma nova trajetória de Luana Santos dentro do UFC. Antes, a judoca competia entre as pesos-moscas (57 kg), mas, neste sábado, a atleta paulista atuou no peso-galo (61 kg) – mudança que pode se tornar definitiva em breve, de acordo com a própria lutadora.
“Eu quero fazer mais uma luta de 61 (kg) para bater o martelo (se fico no peso-galo definitivamente). Ele já está meio batido, mas é só para ter certeza mesmo de estar fazendo a escolha certa, porque é aquilo: no UFC a gente não pode estar errando. Então, (é) para ter a certeza de que estou subindo bem, estou me sentindo forte e ver o que o futuro me espera. Quero ela (Montserrat Rendon) na próxima. Se não for ela, estou de olho porque mês que vem vai lutar a Melissa (Gatto) com uma russa, estou de olho nelas também”, finalizou.
Aos 25 anos de idade, Luana Santos soma agora nove vitórias e duas derrotas como lutadora profissional de MMA. No UFC, onde estreou em 2023, a judoca brasileira venceu quatro dos cinco combates disputados por ela até o momento, sendo derrotada apenas por Casey O’Neill, na edição de número 305, realizada em agosto do ano passado.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok
Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.